Yoga Restaurativa

Yoga Restaurativa

Yoga Restaurativa é um método terapêutico que proporciona um profundo relaxamento, favorecendo a restauração do equilíbrio físico, mental e emocional.

Inspirado no “Iyengar Yoga”, é um estilo de prática suave e lenta, que desacelera o corpo e acalma a mente, sendo excelente para relaxar, desestressar, energizar e equilibrar corpo e alma. Com pouca movimentação, respiração profunda, uma longa permanência nas posturas e o uso de acessórios como almofadas, mantas e outros para proporcionar maior apoio, segurança e conforto, favorecendo assim o descanso e repouso e contribuindo para uma pausa meditativa e profundamente restauradora. Quanto mais aconchegante nas posturas, mais profundo será o relaxamento físico e mental e maiores serão os benefícios alcançados.

Promovendo a habilidade de relaxamento consciente, propicia-se a resposta de relaxamento do Sistema Nervoso Parassimpático, na qual o corpo sai do estado de alerta e estresse e começa a experimentar o modo oposto, recuperativo. Tirando o foco do "fazer" e praticando o "ser”, criamos a habilidade de olhar para dentro, possibilitando a abertura de um espaço de escuta interna, nos tornando mais conscientes do nosso corpo físico e energético.

Estudos Científicos demonstram que a prática de Yoga Restaurativa pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Dentre os benefícios estão:

  • Regenerar o corpo, a mente e a alma;
  • Aliviar dores e tensões acumuladas no corpo;
  • Auxiliar em processos de tratamento de doenças;
  • Diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial;
  • Desenvolver qualidades inerentes ao ser verdadeiro;
  • Proporcionar bem-estar e melhorar a qualidade de vida;
  • Reduzir ansiedade, estresse, fadiga, insônia e depressão;
  • Equilibrar o sistema nervoso e fortalecer o sistema imunológico;
  • Favorecer o autoconhecimento e o acesso à níveis de consciência mais profundos.

Texto cedido por Lu Almada em 08 de Agosto de 2022.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas que ache necessário.

Clique aqui e entre em contato com um(a) de nossos(as) terapeutas.

(foto de Anupam Mahapatra - www.unsplash.com)